-->

#2 [RESENHA] Surpreendente- Maúricio Gomyde #favoritado

Olá amores, hoje venho trazer mais uma resenha, dessa vez é o livro Surpreendente do parceiro Maúricio Gomyde, foi adiantar para vocês que esse livro partiu meu coração em mil pedaços... Vamos lá



Resenha - Surpreendente

Título: Surpreendente
Autor: Maurício Gomyde
Editora: Intrínseca
Ano: 2015

Avaliação:



Aos 25 anos, recém-formado, Pedro está convencido de que é um sujeito muito especial, que tem a missão de usar o cinema como instrumento para melhorar o mundo. Diagnosticado na adolescência com uma doença degenerativa que o condenaria à cegueira, ele contraria a lógica da medicina quando a perda de sua visão estaciona de forma inexplicável. Enquanto comanda o último cineclube de São Paulo e trabalha em uma videolocadora da periferia, Pedro planeja seu próximo filme, a obra que vai consagrá-lo. E, para animar as coisas, conhece a intrigante Cristal, uma ruivinha decidida, garçonete e estudante de física nuclear, que mexe com seu coração. 
A perspectiva idealista de Pedro, porém, sofre sérios abalos. Atormentado por um segredo, ele parte com os amigos Fit, Mayla e Cristal numa longa viagem até Pirenópolis, em Goiás, a bordo de um Opala envenenado. Com câmeras nas mãos e espírito de aventura, a equipe técnica improvisada está disposta a usar toda a sua criatividade na filmagem feita na estrada ao sabor de encontros inesperados e de sentimentos imprevisíveis. E o jovem cineasta descobre que, quando o destino foge do script, nada supera o apoio de grandes amigos.
                                                                                ●●●
O livro gira em torno da história de Pedro, um jovem de 25 anos que vive para a sétima arte, o cinema, mais especialmente filmes clássicos. O rapaz ao completar 12 anos foi diagnosticado com um degeneração na retina que o faria perder totalmente a visão antes dos 20 anos, mas por um milagre ao completar 19 anos a degeneração parou, deixando-o com a visão prejudicada, mas suficiente para ele ver o mundo ao seu redor..
Os banguelas também fazem parte da espécie humana, coitados. Agora, você é membro desse grupo social e não deve renegar seus semelhantes (FIT)

Depois de ter se formado no curso de audiovisual, começou a trabalhar como mediador dos debates sobre cinema, no Café Cultural e como gerente da Locadora Vip, onde sua mãe era totalmente contra, pois ficava na periferia, um lugar que segundo ela, não era para um rapaz como Pedro, que nasceu em berço de ouro, mas o rapaz queria plantar sementes boas nas pessoas que moravam naquele local, e inspirar a vida das pessoas com algo que ele chamava de "Cinema Felicidade".
A gente precisa correr certos riscos na vida. E lembre-se de que ela é feita de um monte de momentos esquecíveis, alternado por pouquíssimos inesquecíveis (Cristal)
Mesmo um tanto realizado, Pedro sonhava em ganhar o Cacau de Ouro, um prêmio para o melhor filme, na verdade era o maior prêmio de cinema brasileiro, mas com o orçamento apertado e o tempo acabando seria um pouco complicado,  mas ele acreditava que não seria impossível.

Porém uma série de catástrofes começa a acontecer na vida de Pedro, e ele resolve se isolar de tudo e todos, nem com seus pais fala mais, sendo que ele era muito próximo de seu pai, estavam juntos para quase tudo.
A vida real é como um jogo da velha, Cristal. Quando os jogadores aprendem seus segredos, o resultado sempre da velha. (Pedro)
O único lugar que pedro quer ficar é em seu escritório aquarela, com todas as cores possíveis no mundo, exceto três cores, Carmesim, chartreuse e azure. Ele criou esse escritório quando a anos atras descobriu que iria ficar cego, sendo assim queria se lembrar de cada cor do mundo..
Mas sempre haverá a chance de você conseguir uma jogada realmente surpreendente, aquela que ninguém jamais tentou. (Cristal)

Fit, seu melhor amigo, vendo o isolamento inexplicável de Pedro convidou-o para começar a criar o filme que iria consagrá-los. Então ai começa uma viagem incrível, Pedro, Fit, Mayla, colega de trabalho de pedro, e sua mais nova paixão Cristal, partem com uma câmera na mão com a intenção de filmar qualquer coisa que virem pela frente num opala envenenado, e ai começa uma incrível aventura..
E ae uma pessoa passar toda a existência sem fazer algo realmente excepcional por um amigo, a vida não terá valido a pena... (Cristal)
Gente que livro mais perfeito, o personagem principal nem parece um personagem de livro, porque não tem nada clichê na história, ele realmente tem uma vida "normal" cheia de altos e baixos e com sentimentos flor da pele, em alguns momentos do livro achei que o protagonista era verdadeiro e que habitava em algum lugar desse enorme mundo.

Os personagens secundários também não ficam de fora, assim como a descrição das cenas, são perfeitas você se imagina dentro dos bastidores de um filme, vendo como é feito o roteiro, como montam as cenas... PERFEITOOO

O livro nos leva a pensar em o que estamos fazendo nesse mundo, porque e por qual motivo viemos parar aqui. Acompanhamos o amadurecimento do personagem ao decorrer da cena.

Vou falar pra vocês foi um livro que destruiu meu coração, não sei o motivo, mas chorei muiiito, teve momentos que tive que parar e respirar por um bom tempo para seguir a ler, sem sombra de dúvida está ente meus favoritos.

Se você quer um livro parar morrer de rir e chorar, totalmente indico esse.

E vocês já leram? o que acharam? Me contem porque preciso de alguém para conversar sobre esse livro haha

beijokas de emily

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Criado por: Mariely Abreu | Todos os direitos reservados ©. voltar ao topo