Confissões de uma garota excluída, mal amada e (um pouco dramática)- Thalita Rebouças - Rabiscando livros https://www.google.com/adsense/new/u/0/pub-6335391895359821/home Confissões de uma garota excluída, mal amada e (um pouco dramática)- Thalita Rebouças - Rabiscando livros -->

Confissões de uma garota excluída, mal amada e (um pouco dramática)- Thalita Rebouças


foto do google se for sua me avise
Alouuu brasil, polo norte e China, hoje trago uma resenha do livro maravilhoso da thalita, a resenha ficou meio grande pois estou treinando á fazer resenhas completas( a pedido de um parceiro)... Então não vou enrolar muito aqui... Vamos lá

Confissões de uma Garota Excluída, Mal-Amada e (um pouco) DramáticaSinopse: "Tetê acaba de se mudar com a família toda para Copacabana, no Rio de Janeiro, para a casa dos avós. O lindo e espaçoso apartamento da Barra da Tijuca em que morava teve que ser vendido, pois com a crise o pai foi demitido, e o resultado é que a vida dela virou de cabeça para baixo. Além de perder a privacidade, tendo que dividir o espaço com cinco parentes malucos que brigam o tempo todo, ela perdeu todas as suas referências. A única coisa que a deixa feliz é cozinhar. E, claro, comer as delícias que faz. O lado bom foi se livrar do antigo colégio, no qual sofria bullying por causa de seu jeito peculiar. Sem contar sua desilusão amorosa... O problema é que ela está apavorada, porque agora tudo será novo e estranho, com o ensino médio, com a nova escola, e sem conhecer ninguém. E morre de medo de ser excluída ou de sofrer bullying novamente. Ela está bem mal, para dizer a verdade. Ou talvez seja um pouco de drama, porque já no primeiro dia as coisas parecem ser um pouco diferentes... Pelo jeito, tudo vai mudar, e para melhor."


Confissões de uma garota excluída, mal-amada e (um pouco) dramática tem como tema o Bullying, algo tão comum entre nosso adolescentes, mas um assunto sério pois ele leva a depressão. Tetê como o próprio titulo diz é realmente excluída, ela não esta nesse padrão midiático e não se importa com as roupas que veste, o confortável é o lema dela. Como se isto não bastasse ela também sofre piadinhas de mal gosto por causa do seu nome, Tearina uma junção dos nomes de seus avós
O pai da nossa protagonista acaba perdendo o seu emprego forçando todos a irem morar com os avós e o biso de Tetê. Deste modo a adolescente tem de mudar para outra escola, o que pode ser bom já que ela não irá conhecer ninguém ou horrível pois poderá surgir novas piadinhas. 
As coisas na casa dela também não são fáceis, ela tem que conviver com sus pais que estão por um fio de se separar, com seus avós e seu biso, que divide o quarto com a menina e ronca igual a um trator. E sua mãe que insiste que a menina tem que ir a um psiquiatra pois não ter amigos aos 15 anos era algo inacreditável, e a pobre menina devia ter algum problema.
O bom do livro é que os personagens secundários fazem toda a diferença, Zeca ( Pelo Amor de Getúlio) Davi (um amigo nerd, fofo),  faz com que o livro seja perfeito em todos os aspectos.
A história de davi também é fascinante, ele perdeu os pais ainda pequeno e seu irmão mais velho foi estudar fora da cidade, então ele tem que cuidar e conviver com seus avós, Thalita relata muito sobre esse amor entre netos e avós, algo que eu achei incrível.
O livro tem temas com os quais todos os adolescentes se identificam, como bullying, família e namoros. Thalita escreveu em primeira pessoa o que nos possibilita ver as loucuras que passam na cabeça de Teanira o que garante ao leitor uma boa dose de risadas.
Li algumas resenhas que falavam que a escritora tinha sido preconceituosa pois fez a menina mudar o visual para se aceitar melhor, eu acho ao contrário ela mostrou que mesmo todos nos botando para baixo, dizendo que somos feios e coisas do tipo, se acreditarmos em nós mesmos podemos dar a volta por cima e nos sentir bem, exatamente como tetê fala "mudar um pouquinho por fora, pode ajudar muito por dentro", na minha opinião a autora quis mostrar o lado da autoestima da personagem, que era tão baixa que ela não se arrumava e não mostrar que é preciso estar "deslumbrante" para ser aceita.
A leitura é leve, mas tão leve que você lê a metade do livro em uma hora e não sente, e vale lembrar que eu quase morria rindo no sozinha no ônibus, parecia uma louca. Recomendo muito esse livro para os adolescentes pois ele nos faz refletir bastante sobre o bullying, nos colocar no lugar de quem pratica e de quem sofre.... Nota: 5/5 
Quotes:
A gente costuma pôr a culpa das coisas nos outros e em geral espera que os outros mudem, que o mundo mude, mas a verdade que descobri é que nada muda. Mas se a gente der um passo, um passinho que seja em direção a fazer algo diferente pela gente mesma e modificar quem a gente ém plim! A mágica acontece e tudo muda ao nosso redor!
"... todos precisam de um Zeca na vida. Não para mudar simplesmente. Mas para a gente se aceitar e se gostar como a gente é...". 
.Não dói e não custa tentar sair da nossa zona de conforto. Se ficar ruim, a gente volta para ela. Mudar só um pouquinho por fora pode mexer um muitão por dentro. 
“A gente costuma pôr a culpa das coisas nos outros e em geral espera que os outros mudem, que o mundo mude, mas a verdade que eu descobri que nada muda. Mas se a gente der um passo, um passinho que seja em direção a fazer algo diferente pela gente mesma e modificar quem a gente é, plim! A mágica acontece e tudo muda ao redor! 

3 comentários:

  1. esse seria um livro que estaria no ultimo da minha lista, mas só pelo motivo de não ser meu tipo de leitura... mas sua resenha está ótima... continue assim!
    beijos

    ResponderExcluir
  2. EU SÓ QUERO DIZER QUE ESTOU EM UM RELACIONAMENTO SÉRIO COM ESSA CAPA T-T Tão linda, e eu amo TANTO essas cores. Confesso que achei que fosse ser uma história sobre uma garota que sofre por amar, o mais clichê possível, mas, quebrei a cara heueheu Sua resenha me deixou encantada e com toda certeza ele foi para minha wishlst <3 quero tanto ler!
    Beijão
    Sentimentos Apurados | Facebook | Instagram

    ResponderExcluir

Criado por: Mariely Abreu | Todos os direitos reservados ©. voltar ao topo