#77 RESENHA: Das vindimas no Douro ao Rio de Janeiro - Ana Mariano de Carvalho - Rabiscando livros https://www.google.com/adsense/new/u/0/pub-6335391895359821/home #77 RESENHA: Das vindimas no Douro ao Rio de Janeiro - Ana Mariano de Carvalho - Rabiscando livros -->

#77 RESENHA: Das vindimas no Douro ao Rio de Janeiro - Ana Mariano de Carvalho


ME PERDOEM!! Eu sei que sumi, mas tenho bons , digo, péssimos motivos. Eu andava doente, muita febre e várias infecções, o que me tirou totalmente a vontade de ler e resenhar, tanto que este livro eu comecei a um mês e tinha lido 40 páginas, ai agora que melhorei, li todo ele em um único dia... Enfim, agora estou 95% bem e não vou mais sumir... Me sigam até a resenha...



Livro: Das vindimas no Douro ao Rio de Janeiro


Autora: Ana Mariano de Carvalho
Editora: Hyria
Gênero: Romance Histórico
Páginas: 224
Avaliação  
Sinopse - Bento é um rapaz sonhador de 21 anos e que mora em uma cidade pobre do interior de Portugal, a Galafura de 1930. O jovem trabalhador que sempre ajudou o pai na fazenda foi trabalhar no inverno em uma vindima em outra cidade para ajudar na renda. Lá conheceu o amigo Maurício, com quem dividiu sonhos e suor. Por lá, também conheceu Amélia, uma moça de mesma idade, loira e com um vestido branco que o encantou. Apaixonou-se no mesmo momento que viu seus olhos cor de amêndoa, porém, foram apenas cinco minutos perto um do outro. Convencido pelo amigo, os dois decidiram partir para o Brasil, terra de oportunidades, para enriquecerem e darem boa vida as famílias. O caminho foi longo e cheio de aventuras, os dois amigos chegaram à terra nova com ambição e determinação e enfrentaram grandes desafios. Contudo, a jovem Amélia, da Vindima Nossa Senhora do Rosário, reapareceu para agitar a vida de Bento e colocar a amizade com Maurício à prova.​
Compre: Site da Editora
                                                                           ●●●
  Das vindimas no Douro ao Rio de Janeiro é um romance que se passa na década de 30, onde têm como cenário Portugal e Brasil, dois países que passavam por fases distintas na época. Neste livro conhecemos Bento e Mauricio dois jovens que tem um sonho em comum, de vencerem na vida e conseguir muito dinheiro para ajudar suas famílias que passam por dificuldades. 
  Bento é um jovem rapaz que ganha a vida na colheita de uvas, ou como chamam em Portugal, as vindimas. Tem um irmão que possui deficiência visual, mas que poderia ser revertida com cirurgia, o que era impossível para a família de Bento pagar...
""Partiu mergulhado na dor, mas levando a audácia dos jovens e a certeza dos fortes, para quem a vida é triunfada pela vontade."
  Em um certo dia, quando Bento estava trabalhando nas Vindimas, ele conheceu Mauricio, outro jovem português, este, tinha um tio que morava no Brasil e que havia mandado dinheiro para uma passagem em um navio luxuoso, para que Mauricio fosse trabalhar com ele no Brasil, porém os dois jovens criam um grande laço de amizade, e o rapaz decide dividir seu dinheiro com Bento, e comprarem duas passagens em um navio cargueiro, para ambos irem vencer na vida nas novas terras.
  Como Bento quer ajudar sua família e seu irmão Jacinto, ele embarca nesta aventura, que trará muita saudade da família, mas que seria o começo de uma agradável vida...
""Talvez sejam mais humanos, no sentido da palavra real, os que são mais pobres e nascem com mais dificuldades. Estes têm muitos caminhos difíceis a percorrer, mas aqueles que usam e triunfam sabem dar valor à sua determinação e vontade própria sem nunca esquecer o que deixaram para trás, e as dificuldade do percurso."
  No seu ultimo dia em Portugal, Bento conhece Amélia, um olha angelical, pela qual o protagonista se apaixona rapidamente, tipo amor a primeira vista. Ele acreditava que seus destinos nunca mais iriam se cruzar, mas a vida prega peças, e tudo mudaria quando Amélia chegasse ao Brasil.
 Em Das vindimas no Douro ao Rio de Janeiro conhecemos muitos personagens que batalham por aquilo que querem. Bento, Mauricio, Amélia, Alice, Jacinto, Tina, Lalu e Jõao nos darão novos motivos para sairmos da nossa zona de conforto e irmos atrás do melhor para nossas vidas, mas assim como Bento, nunca esquecendo nossas raízes...
""Bento olhou e a visão irreal da moça que estava à sua frente instantaneamente o afligiu: era linda, estava vestida de branco, era alta, tinha uma pele muito clara, cabelos louros, olhos castanhos cor de amêndoa e um sorriso perfeito."
  Fazia muiiito tempo que não lia um romance de época, e acredito que neste livro faltou muitos detalhes da vida de 1930, em muitos casos parecia que tudo estava acontecendo em plenos anos 2000, também senti falta da construção dos personagens, as coisas aconteciam rápido de mais e sem muitas explicações, o que não me fez sentir empatia por outros personagens a não ser Bento.
  O final veio para impactar o leitor, e admito foi inesperado e tocante, mas não me deixou abalada pelos mesmos motivos anteriores.
  Das vindimas no Douro ao Rio de Janeiro é um bom livro, tem uma boa escrita, apenas não funcionou para mim, mas acredito que os amantes deste gênero se apaixonariam por este livro.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Criado por: Mariely Abreu | Todos os direitos reservados ©. voltar ao topo