#86 RESENHA: Zero- Rodrigo Abreu - Rabiscando livros https://www.google.com/adsense/new/u/0/pub-6335391895359821/home #86 RESENHA: Zero- Rodrigo Abreu - Rabiscando livros -->

#86 RESENHA: Zero- Rodrigo Abreu


Olá meu chuchus, tudo bem com vocês? Estou aqui para talvez a ultima resenha do ano, não, este não foi o ultimo livro que li, pois estou quase terminando outro, mas acredito que não de para encaixar outra resenha no meu calendário editorial, sem mais delongas, vamos a resenha!
                               
Zero

Título: Zero
Autor: Rodrigo Abreu
Ano: 2017 / Páginas: 172
Editora: Chiado
Encontrar no skoob 

Avaliação:

Sinopse -  Imagine um futuro onde a escassez de recursos obrigou as pessoas a repensar a forma de consumo. Onde a estética deu lugar à função. Um mundo de edifícios cinza sem janela ou acabamento, construídos de um material reciclável ecologicamente correto. Onde os alimentos são pastas nutritivas com texturas variadas e sem sabor. Para completar, todas as pessoas quando nascem recebem um implante de Realidade Aumentada. Com ele toda a realidade é coberta por um manto virtual. Sabe aquele apartamento sem janelas? Que tal uma vista para a praia? Quer trocar a cor das paredes? Sem problemas. E aquela roupa básica, que tal hoje ela ser um casaco, amanhã uma camiseta com estampa animada ou quem sabe um vestido. Maquiagem, acessórios, cabelo e sapatos tudo virtual, feito com um click, escolhido entre centenas de marcas que migraram para o online e agora produzem seus produtos virtualmente. Mesmo a comida, você escolhe o sabor que quiser. Quer comer bolo todo dia em todas as refeições? Só escolher em seu implante dentre as marcas disponíveis. E se não quiser fazer parte desse universo de marcas, tem a pirataria e seu universo paralelo. O mundo é agora, de fato, uma grande tela, viva a realidade que desejar.

Esse é o pano de fundo de “Zero”, romance de ficção científica que conta a estória de um homem pivô da próxima mudança de paradigma. A cada página, o leitor vai descobrir, por meio de uma jornada rumo ao autoconhecimento, que o valor da existência tem muito a ver com amizade, fidelidade, amor e, também, com a morte.
                                                                           ●●●

Zero é um livro que tem como plano de fundo um mundo futurístico onde tudo é movido a tecnologias, desde a comida que os personagens comem até a decoração da casa, nesta ficção científica todos os seres humanos possuem um chip implantado no seu cérebro que pode exercer muitas funções, este é o segundo livro que leio desta temática e gênero, o primeiro foi horrível, não entendi nada da história, mas com Zero, tudo foi diferente..

"Aquele bolo tinha gosto de infância, de proteção e amor. Era sem dúvida uma fonte de prazer, um vínculo com uma época mais simples e, talvez, feliz."

Kevin definitivamente não aguenta mais a vida que leva, convive todos os dias com pensamentos suicidas, desde que Ana, o seu grande amor o deixou. 

Para Kevin o mundo anda muito artificial, tudo é de mentira, as comidas que ele come não passam de pastas nutritivas, que mudam de sabor de acordo com o que é escolhido no implante, a decoração da casa é falsa, assim como suas roupas que não passam de belos hologramas. E ultimamente a única coisa que ainda é de verdade, não se faz mais presente na vida dele, o amor...
"Era como se alguém tivesse baixado o volume da vida a tal ponto que, apesar da música continuar tocando, não passava agora de um ruído quase inaudível, impossível seguir dançando". 
Porém a vida do jovem rapaz estava prestes a mudar, certo dia ele recebe uma mensagem de um número anônimo apenas assinado como "Ana" para ir até um bar onde Scott e sua banda tocavam, porém nada saiu como planejado, Scott teve overdose de uma certa droga virtual, Ana não apareceu, mas ele encontrou Júlia.
Na esperança da moça ser Ana, ele saiu do tumulto atrás dela, porém logo percebe que Júlia não é quem ele pensava ser, entretanto sentimentos como desejo e paixão começam a brotar no seu coração, onde a muito estava vazio.
Através desta menina Kevin começa a se meter em grande enrascadas, onde descobre o quão é importante para as pessoas e como tem gente perigosa pelo mundo a fora, porém a sua única missão é proteger o objeto até então desconhecido.
Vário enigmas giram em torno do livro, como: quem era Ana? O que Júlia queria? Ela era a vilã ou a mocinha?
"O que hoje é silêncio, sempre foi um buraco que, ao lado de Ana, parecia possível de ser tampado. Agora parecia estar dentro dele."
No livro também conhecemos Eric que é um grande amigo de infância de Kevin, porém viciado em jogos e conhecido como ídolo entre os gamers, detalhe os jogos acontecem ao ar livre onde a pessoa é o protagonista, tipo RPG, mas virtual, onde através do implante podem transformar uma praça em um campo de batalhas.
Todos os personagens são cruciais para o desenvolver da história, e detalhe em apenas 172 página o autor consegue desenvolver muito bem a narrativa e o enredo transformando este em algo viciante e maravilhoso...
"Kevin sonhou. Sonhou com silêncio e paz. Com perdão e aceitação. Sonhou que era possível ser quem quisesse se e, ainda assim, ser feliz."
Como disse anteriormente, já havia lido um livro neste estilo, com implantes cerebrais e tudo mais, porém o livro era confuso, sem pé nem cabeça e acabei desistindo faltando vinte páginas para terminar pois não tava entendendo absolutamente nada, porém em Zero é diferente, o autor constrói uma narrativa linear e bem explicada, nem um termo é jogado no texto sem explicação, porém estas explicações não são chatas e bobas e sim subentendidas ao longo da leitura.
Zero foi um livro que comecei com um pé atrás e talvez por isso tenha me surpreendido tanto, o plot final foi inimaginável e eu fiquei tipo "COMO ASSIM?" não queria acreditar no que tinha acontecido...
"A dor é mesmo um prazer antigo."
Enfim, Zero é um livro de 172 páginas, bem construído, onde o tema central é um mundo totalmente tecnológico, porém a narrativa foca nos personagens e como eles convivem com estas tecnologias, acredito que o que eu mais sentiria falta seria das comidas. Rodrigo Abreu conduziu com maestria a trama, tornando Zero um livro que realmente vale a pena ser lido.

19 comentários:

  1. Nossa que livro incrível, me lembra aquele filme onde o dinheiro é o seu tempo de vida, me lembra na questao critica social, fiquei muito interessada

    https://www.luartico.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não conheço este filme, mas parece bom! O livro faz muito essa crítica com o desperdício mesmo!

      Excluir
  2. Achei a temática do livro bem interessante, e o conflito do personagens interessante, pois sem amor nada daquilo importava para ele, e quando ele conheceu Júlia ele se deu a chance de aproveitar mais, se encrencar mais, enfim achei interessante e os trechos escolhidos na resenha foram ótimas reflexões

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É bem isso o livro mesmo! O personagem sentia muita falta dos sentimentos, se sentia vazio!

      Excluir
  3. Ola! Não conhecia o livro e nem o autor acredita? Mas fico feliz que mesmo sendo um livro tão curtinho a história mostra que pra ser bem construída não precisa de muito não é mesmo? A premissa é ótima também, com certeza vou colocar na listinha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Confesso que fiquei com um pé atrás pelo numero de páginas, e fiquei impressionada com a desenvoltura da história.

      Excluir
  4. Que livro fantástico, fiquei com a minha curiosidade extremamente aguçada e já o quero para ontem. Até que ponto esse mundo artificial, de mentiras pode afetar uma pessoa? Esse livro deve ter um enredo de primeira, desejo ler essa trama na íntegra.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aposto que vai adorar a leitura. Se ler, compartilha suas impressões com a gente!

      Excluir
  5. Ainda não conhecia o livro, mas ele parece super bacana, a premissa é muito legal. E acredito que livros como esse são muito necessários para que nós possamos nos conscientizar sobre nossas ações com o meio ambiente ♥️

    ResponderExcluir
  6. Que interessante, gosto muito de livros com temática futurista e esse me parece ter um enredo muito bem desenvolvido e atraente, gera reflexão sobre a grande inflencia da tecnologia em nossas vidas. Dica anotada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se você já gosta deste tema, tenho certeza que vai adorar o livro.

      Excluir
  7. Olá! Tudo bem?
    Amei a premissa desse livro, real! Isso realmente traz à tona toda a questão da tecnologia e do
    Domínio grande que ela tem na sociedade né. Porque daqui uns dias, do jeito que ela segue,
    Estaremos realmente passando por coisas como essa. Por exemplo, nunca pensei que pediria que um
    Celular pesquisasse algo pra mim e ele respondesse de forma perfeita? rs.

    Amei, quero ler!

    Diego | www.vidaeletras.com.br

    ResponderExcluir
  8. Já tinha ouvido falar desse livro e sua resenha confirma que é uma boa escolha. Fica na lista para este ano!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que tenha gostado da resenha, não vai se arrepender de ler!

      Excluir
  9. Acho que é um ótimo tema para filmes e livros, tecnologia e futuro. Adorei a ideia de ter um romance no meio, e da busca por valores como amizade. É uma boa indicação. Eu iria apreciar ler! Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu to começando a dar chances pra esse gênero agora, tive uma decepção com um livro com esta temática, mas Zero me fez mudar de ideia.

      Excluir
  10. Segunda resenha de livro que leio hoje e tem um personagem com meu nome.rs. Histórias futuristas me deixam um pouco nervosa, talvez por ser algo tão próximo do atual.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah que legal, não me lembro de nenhum livro que tenha um personagem significativo com meu nome.

      Excluir
  11. Olá! Eu gosto muito de livros futurísticos/distópicos, então só com isso, ele já me ganharia. Mas achei bem interessante essa premissa do chip. Ainda não peguei nada desse tipo, então fiquei bem curiosa para ver como funciona e como o personagem acaba se sentindo. Adorei a resenha. Beijos
    https://almde50tons.wordpress.com/

    ResponderExcluir

Criado por: Mariely Abreu | Todos os direitos reservados ©. voltar ao topo