RESENHA: A Garota Desaparecida- Lisa Gardner - Rabiscando livros https://www.google.com/adsense/new/u/0/pub-6335391895359821/home RESENHA: A Garota Desaparecida- Lisa Gardner - Rabiscando livros -->

RESENHA: A Garota Desaparecida- Lisa Gardner

  Olá leitores, estou sumida, mas tenho uma boa desculpa, andava bem doentinha, mas agora a saúde está entrando nos eixos, e para alegrar a vocês hoje trago a resenha do livro "A Garota Desaparecida" da autora Lisa Gardner, a obra foi lançada este mês pela a nossa incrível parceira editora Gutenberg. Sem mais delongas, vamos a resenha.

Livro: A Garota Desaparecida

Série: Detetive D. D. Warren # 8 (casos independentes) 
Gênero: Suspense
Autora: Lisa Gardner
Editora: Gutenberg
Páginas: 354
Ano: 2019
Nota:  


Sinopse - Sete anos atrás, a estudante Flora passou 472 dias vivendo um pesadelo. Após ter sido sequestrada durante
as férias de primavera, ela descobriu até onde o ser humano é capaz de ir para sobreviver.
  Depois de resistir milagrosamente a tamanha tortura, viveu os últimos cinco anos tentando voltar a ter uma vida normal. O amor de sua mãe permanece o mesmo, mas outras coisas mudaram em sua rotina: seu irmão tem medo da pessoa que Flora se tornou, e no quarto dela há uma parede coberta com fotos de outras garotas que nunca voltaram para casa.
 Quando a detetive D. D. Warren é convocada para a cena de um crime, descobre que Flora está envolvida com outros três suspeitos desde seu retorno à sociedade. Mas a garota desaparece novamente, e D. D se dá conta
de que um predador sinistro está a solta e, desta vez, determinado a fazer com que Flora Dane nunca mais escape
                                                                           ●●●


  A garota desaparecida é um livro de suspense, que ficamos a mercê das informações que nos são postas, tentando a todo momento desvendar o grande mistério por trás de Flora Dane e seus dois desaparecimentos. É um livro de tirar o fôlego que prende o leitor já na primeira linha.
  Dividido entre três narrativas, de Florence no presente e no tempo em que estava sobre "pose" de Jacob -estes narrados em primeira pessoa-, assim como a investigação da policia D.D Warner -narrado em terceira pessoa-, A garota desaparecida vai criar uma teia de mistérios com um grande plot final.
  Florence Dane, ou simplesmente Flora, um dia foi uma garota meiga que vivia na fazenda de sua mãe, ela amava alimentar raposas selvagens e lugares como a natureza, Flora era muito próxima de seu irmão, mas certo dia ela resolve fazer faculdade em outra cidade, viver sua adolescência com os amigos, curtir as festas e ir a praia, mas certa vez ela foi a praia sozinha e só voltou 472 depois, e já não reconhecia o que via no espelho...
"Mas cuidado com o que desejar, especialmente se for apenas uma garota estúpida trancada em um baú no formato de um caixão."
  Há sete anos Flora conheceu o seu algoz, Jacob Ness, que a sequestrou e a manteve presa em uma caixa de pinho, só a tirava de lá para abusar dela, sexualmente, psicologicamente e todos os jeitos inimagináveis, com o tempo Flora deixou de ser ela mesmo e passou a ser um amontado de ossos que não sabia seu próprio nome. Ela acreditava que não sairia dessa, mas mais de um ano depois ela voltou, pelo menos fisicamente, para onde não deveria ter saído.
  DD. Warner chefiava uma equipe de homicídios, ela acreditava ser muito boa no que fazia e amava isso, mas em uma ocorrência D.D foi imprudente, fraturando o braço, o que a impossibilitou tempos depois de suportar o peso de uma arma, assim fazendo ela ficar em regime restrito, atrás de uma mesa. Porém nossa policial estava disposta a mostrar que ela poderia voltar para o campo.
 Numa noite aparentemente calma, D.D recebe uma chamada, onde foi encontrado um corpo masculino carbonizado e uma mulher nua e com os pulsos amarrados, ao lado deste corpo em uma garagem. Para a surpresa de todos a garota é Florence Dane, conhecida como sobrevivente de um sequestro, seria ela agora a vilã? E a pessoa carbonizada? ..
"Eu posso fazer as coisas que costumava fazer, visitar os mesmos lugares, ver as mesmas pessoas. Mas não sinto mais as mesmas coisas. Ás vezes não tenho certeza se sinto coisa alguma."
 Depois de mais de um ano se submetendo a situações desumanas para sobreviver, é impossível a pessoa retornar a ser quem ela era. 472 dias depois, Jacob foi morto, levando para o caixão a alma de Flora. Quando ela voltou, se especializou em defesa pessoal e em tudo que pudesse usar para a sua segurança, mas sua mente pedia mais, ela precisava salvar meninas que desapareceram, assim como Stacy Sumers que foi sequestrada por um brutamonte e nunca mais foi vista, ela precisava de um propósito, mas que propósito é esse que a joga direto para as garras de diversos sádicos?
 Depois de quatro casos em que Flora entrega criminosos para a polícia, ela não teria tanta sorte no próximo. Enquanto dorme, Flora é aparentemente sequestrada. Quando Samuel Keynes, especialista em vítimas do FBI, e D.D Warner chegam ao apartamento da protagonista, encontram a porta, que é coberta de trancas, aberta. Isso só poderia ser um péssimo sinal.
  Em busca de informações sobre Stacy e Flora, os policiais montam uma investigação criminal, onde possivelmente o mesmo homem poderá ter sequestrado as duas, a polícia tenta juntar todas as pontas soltas, mas Flora não contou tudo que passou com Jacob Ness, e essas informações omitidas podem ser cruciais para salvar sua vida, se é que ainda está viva...
"Não há como desfazer o ocorrido. Não tem botão de rebobinar, não tem jeito de apagar ou voltar atrás. As coisas que aconteceram são você, e você são elas."
  Este é o primeiro livro que leio da autora, mas confesso que quando li que o reizinho Harlan Coben o indicava, fiquei ansiosa para ler, e posso dizer que o livro não me decepcionou em nada.
  A garota desparecida tem como peça central da sua trama, sequestros, até onde um ser humano pode ir, apesar de ser ficção vemos traços de realidade na obra de Lisa Gardner. Algumas cenas são extremamente fortes que ficamos com nojo, raiva, e com o estômago todo embrulhado
 Como falado anteriormente, o  livro possui dois pontos de vista, De Flora -antes e durante- e de D.D Warner, e posso dizer com propriedade que em livros de suspense é crucial que haja mais de um narrador, pois é essa troca de cenários que possibilita a curiosidade e a tentativa de resolver o mistério    
No início tinha raiva da Florence, porque caramba, ela sobreviveu, e agora ela ficava se jogando em situações tenebrosas, parecendo que queria a todo custo achar alguém que a matasse, mas ao decorrer da trama fui entendendo os motivos dela, o porquê de fazer aquilo e seus objetivos, mesmo não achando uma atitude normal, foi aceitável pois e inimaginável o que ela passou em 472 trancada em uma caixa de pinho...
""Mas humanos são interessantes. Nossa capacidade de adaptação é realmente impressionante. Nossa fúria contra o próprio sofrimento. Nossa necessidade incansável de encontrar uma saída, de fazer alguma coisa, qualquer coisa, para seguir em frente com a vida."
  O plot é surpreendente, só matei ele umas três páginas antes de ser revelado, é impossível pensar na pessoa que é a culpada por tudo, fazendo a gente desconfiar de vários inocentes e não ver o que está embaixo do nosso próprio nariz.
  Os livros da D.D Warner são uma série e esse é o oitavo livro, mas só descobri isso depois que terminei a leitura. O fato de ser uma série não interfere em nada, pois só a policial é a mesma, e mesmo com a evolução de sua história de vida, o que é tratado em A garota desaparecida começa e termina aqui. Então podem começar por esse tranquilamente. 
  Como disse antes, foi o primeiro livro da autora que li, e por amar esse gênero e agora a escrita de Lisa Gardner, quero ler muitos outros.
  A garota desaparecida vai te encantar, fazer você acreditar que descobriu tudo, só para depois provar que você não sabe de nada. Surpreendente, forte e incrível, super recomendo a leitura.

9 comentários:

  1. O início da história me fez lembrar um livro português chamado Sobre(Viver), cuja temática de sequestro e abuso parecem semelhantes, mas se o que cito é uma linha mais psicológica, o Garota Desaparecida é policial. Gosto dos dois gêneros e achei a dica legal.

    ResponderExcluir
  2. Não conheço o livro mas já ouvi falar. Cá em Portugal é muito bem falado para os amantes de suspense.
    Para nós, leitores, não somos os mesmos quando começamos um livro e depois o terminamos. Tem certos assuntos em que já não vemos da mesma forma tomara uma pessoa que desaparece durante dias a fios… Quando volta o mundo já não é o mesmo. "Já não sinto o mesmo. Nem sei se sinto alguma coisa." Tão verdade!


    http://tudosoblinhas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Olá
    Amo livros policial, eu basicamente me tornei um ávida leitora por causa deles e sempre tento deduzir os culpados pelas pistas deixadas.
    Gostei bastante da premissa do livro e fiquei bem curiosa com a história da Florence que é terrível e saber como ficou seu psicológico depois desse evento tão traumático deve ser bem interessante, pisicologicamente falando

    ResponderExcluir
  4. Gente, fiquei curiosa e tensa só pela sinopse e sua resenha. Já estava na expectativa do que mais ia acontecer kkkkk.
    Preciso ler esse livro, pra ontem.

    ResponderExcluir
  5. Estou comesse livro na minha lista de desejados para esse ano e espero estar lendo em breve, pois minha curiosidade está muito aguçada. Espero estar realizando a sua leitura em breve.

    ResponderExcluir
  6. Já ouvir fala.do livro e sinto vontade de ler.
    Essa parte me tocou... "Eu posso fazer as coisas que costumava fazer, visitar os mesmos lugares, ver as mesmas pessoas. Mas não sinto mais as mesmas coisas. Ás vezes não tenho certeza se sinto coisa alguma."

    ResponderExcluir
  7. Nossa amei a sua resenha, quero muito ler esse livro pois li outro da autora e gostei muito, dica mais que anotada!
    Um beijo.

    ResponderExcluir
  8. Monique Bittencourt7 de maio de 2019 às 01:38

    Curiosa demais com o desfecho dessa leitura, já estava pra comprar esse livro, mas depois de ler sua resenha, fiquei ainda mais curiosa. Vou ler!

    ResponderExcluir
  9. Estou muito curiosa com o desfecho dessa leitura, já estava pra comprar esse livro, mas depois de ler sua resenha, fiquei ainda mais curiosa.

    ResponderExcluir

Criado por: Mariely Abreu | Todos os direitos reservados ©. voltar ao topo