Resenha: Quem dá as cartas? - Brad Crowley - Rabiscando livros https://www.google.com/adsense/new/u/0/pub-6335391895359821/home Resenha: Quem dá as cartas? - Brad Crowley - Rabiscando livros -->

Resenha: Quem dá as cartas? - Brad Crowley

  Olá leitores, antes de mais nada, devo explicações do meu sumiço daqui e do instagram, acontece que teve uma tempestade aqui na minha cidade, e por conta de uma descarga elétrica, queimou a antena de internet da cidade, a placa de rede do computador e meu roteador, ou seja, sem internet para a Emily, e o 3G mal ia pra frente, devido a isso, atrasou várias resenhas, ta bem acumulado. Os post fixos aqui são terças e quintas, mas abrirei uma exceção e trarei a tag dos 50% amanhã. Sem mais delongas, vamos a resenha.

QUEM DÁ AS CARTAS?Título: Quem dá as cartas? Três valetes e uma dama
Autor: Brad Crowley
Editora: Nova Literarte 
Gênero: Romance policial 
Páginas: 76
Nota:   
Sinopse - Dois casais, Gustavo e Ivan, Beatriz e Artur, costumam reunir-se com frequência as sextas-feiras para um drink, um jantar e um jogo de poker.
Depois de terminarem seus dias atarefados, reúnem-se na casa de Gustavo para sua usual diversão.
Gustavo é um homem de caráter forte e ligeiramente arrogante. Recebe seus convidados com elegância e generosidade, mas aos poucos vai ficando evidente uma forte rivalidade entre ele e Beatriz, namorada de Arthur. Beatriz, por outro lado, possui comportamento um pouco emotivo, impulsivo e temperamental.
Com o decorrer do jogo cresce muito a tensão entre Gustavo e Beatriz, ao mesmo tempo em que vão-se evidenciando uma submissão de Ivan em relação a Gustavo, entre outras coisas.
A tensão entre Beatriz e Gustavo vai crescendo durante o jogo, até que ela é surpreendida por um fato imprevisto.
A narrativa é feita sempre sob o ponto de vista de três dos personagens, cada evento sendo narrado por Gustavo, Beatriz e Arthur à sua vez, apresentando, desta forma, diferentes pontos de vista de uma mesma situação.
O final do livro apresenta desfecho inesperado.

Romance
                                                                           ●●●
Quem dá as cartas? É um livro de 76 páginas escrito pelo autor Brad Crowley, ao qual é um pseudônimo. Narrado em primeira pessoa com três pontos de vista diferentes, promete ser instigante e surpreender no final.
No livro iremos conhecer Gustavo e Ivan, Beatriz e Arthur, ao qual formam dois casais. Os amigos possuem como rotina se reunir todas as Sextas-feiras para jogar poker e conversar entre amigos.
Gustavo trabalha em uma empresa de avião, ao qual ele gosta muito, mas lhe garante um grande estresse. Ele namora com Ivan e pode-se dizer que "manda" na relação, pois Ivan não tem muita voz quando está com ele. Gustavo usa como desculpa os 5 anos de namoro, que tiraram a empolgação dele diante de Ivan.
Beatriz por sua vez é dermatologista, que trabalha tanto em seu consultório como de voluntária, já seu namorado Arthur tem um clínica de endocrinologia, os dois se dão muito bem, mas Beatriz odeia Gustavo e seus jogos de poker, já tentou jogar verde para o namorado com a intenção de não irem mais, porém Arthur sempre troca de assunto..

"As vezes percebo que tenho um gênio forte, mandão, mas justifico-me pensando que cada um tem seus rasgos de personalidade"
Ambos os casais se organizam para o tão esperado, ou não, jogo de poker. Ele sempre aconteceria na casa de Gustavo, onde Ivan chegou primeiro, respectivamente Beatriz e Arthur chegaram ao local.
As conversas começaram bem, mas sempre com uma tensão no ar entre Gustavo e Beatriz, o ódio mútuo chegava a ser palpável. Beatriz não o suportava por ele ser mandão e oprimir Ivan, já Gustavo não nutria de simpatia por Beatriz por ela ser excêntrica e manipuladora, sempre dava um jeito de falar em suas crenças e o julgava por não acreditar nelas.
Conversa vai, conversa vem, as discussões chegaram a um ponto que não tinha mais como aguentar, assim Beatriz se levanta furiosa da mesa e vai até a cozinha para comer a sobremesa, Ivan aproveita o momento para ir ao banheiro, deixando Gustavo e Arthur sozinhos, os dois são grandes amigos e sempre se deram muito bem, porém segredos pairavam no ar.
Quando Beatriz se acalma, ela resolve voltar a sala, porém quando esta retorna, se depara com uma cena inesperada, algo nela se apavora, e quando retorna para a cozinha só encontra uma saída. E esta saída pode trazer consequências horríveis.
O livro é muito bem escrito, apesar das 76 páginas os personagens possuem características próprias e personalidade, o que normalmente não se é bem construído com um número restrito de páginas.
O final se torna realmente inesperado, pois tudo que aconteceu estava detalhado nas páginas, porém o leitor não consegue ver as entrelinhas, deixando de encaixar algumas peças..

"O universo coloca os desafios para a gente ir aprendendo, cada desafio é específico e apropriado para que o indivíduo cresça e aprenda a superação de si mesmo."
É difícil resenhar este livro, pois a todo instante posso soltar um spoiler sem querer. Quem dá as cartas? é narrado por três pontos de vista, e foi aí e somente este ponto que me fez dar três estrelas para o livro. Quem me acompanha sabe que amo quando o livro tem mais de um narrador, porém em Quem dá as cartas? os três personagens narram os mesmos fatos, por exemplo, Gustavo narra um fato que aconteceu, no próximo capítulo Beatriz e depois Arthur narram esse mesmo fato, com os mesmos diálogos, só mudando o que eles sentem, isso me incomodou um pouco e deixou a leitura cansativa, pois já sabíamos o que havia acontecido, acredito que se o próximo narrador, contasse a história da onde parou, apenas mencionando o que sentiu com a conversa anterior e não descrevendo-a novamente, o livro seria cinco estrelas.
Enfim, “Quem dá as cartas?” é um livro empolgante, que apesar do que foi citado acima, prende o leitor. Outro fator importante é que se torna uma leitura rápida, ótima para sair de uma ressaca literária. Deste modo, super recomento para todos que queiram ficar de boca aberta ao final da história.

Um comentário:

Criado por: Mariely Abreu | Todos os direitos reservados ©. voltar ao topo