Resenha: Anne de Green Gables- L.M Montgomery - Rabiscando livros https://www.google.com/adsense/new/u/0/pub-6335391895359821/home Resenha: Anne de Green Gables- L.M Montgomery - Rabiscando livros -->

Resenha: Anne de Green Gables- L.M Montgomery

Olá almas irmãs.. Tudo bem? Tirando o TCC aqui vai tudo ótimo. As leituras andam meio devagar, mas estou pegando o ritmo novamente, graças a Deus a ressaca literária deu uma passada. Aposto que todos já ouviram falar da série "Anne with an E" da Netflix, e é quase sobre ela que vamos falar hoje. A série foi inspirada no livro Anne de Green Gables, vamos ver sobre ele?

                             
Anne de Green GablesTítulo: Anne de Green Gables
Autor(a): L. M. Montgomery

Editora: Autêntica
Páginas: 320    Ano: 2019
Nota:  
Sinopse Quando os irmãos Marilla e Matthew Cuthbert, de Green Gables, na Prince Edward Island, no Canadá, decidem adotar um órfão para ajudá-los nos trabalhos da fazenda, não estão preparados para o “erro” que mudará suas vidas: Anne Shirley, uma menina ruiva de 11 anos, acaba sendo enviada, por engano, pelo orfanato.

Apesar do acontecimento inesperado, a natureza expansiva, sempre de bem com a vida, a curiosidade, a imaginação peculiar e a tagarelice da menina conquistam rapidamente os relutantes pais adotivos. O espírito combativo e questionador de Anne logo atrai o interesse das pessoas do lugar – e muitos problemas também.

No entanto, Anne era uma espécie de Pollyanna, e sua capacidade de ver sempre o lado bonito e positivo de tudo, seu amor pela vida, pela natureza, pelos livros conquista a todos, e ela acaba sendo “adotada” também pela comunidade.

Publicada pela primeira vez em 1908, esta história deliciosa, que ilustra valores fundamentais como a ética, a solidariedade, a honestidade e a importância do trabalho e da amizade, teve numerosas edições, já tendo vendido mais de 50 milhões de cópias em todo o mundo. Foi traduzida para mais de 20 idiomas e adaptada para o teatro e o cinema.

Infantojuvenil / Ficção / Jovem adulto / Literatura Estrangeira
                                                                           ●●●
Anne de Green Gables vai contar a história da pequena Anne Shirley, uma menina de 11 anos, órfã, de um cabelo estranhamente ruivo e tomada por sardas no rosto. Anne nunca imaginou ser adotada por uma família que realmente lhe desse amor, até que um grande erro mudou a vida da garota para sempre.
Marilla e Mathew Cuthbert são dois irmãos, ambos nunca se casaram e consequentemente não tiveram filhos. Mathew é calado, tem pavor de ter contato com mulheres, tendo medo que alguma o prenda nas suas teias de encanto, deste modo não discute muito com a irmã. Marilla é mais séria, não tem muito espaço para bajulação em seu coração, as normas de etiqueta e ensinamentos tem que serem aprendidos, doa a quem doer..
"Um ser humano pode se habituar a tudo, até mesmo a ser enforcado."
Certo dia uma amiga dos irmãos resolve adotar uma menina para criar, deste modo Marilla percebe ali uma solução para todos os seus problemas, Mathew e ela já estão muito velhos para a lida na fazenda de Green Gables, e um menino órfão de 11 anos poderia trabalhar para eles. Contratar um estrangeiro estava fora de questão, mas adotar um menino poderia ser a resposta correta.
Deste modo os irmãos pedem que a sua amiga quando for buscar a menina já traga o menino para eles. E assim foi marcado o dia e a hora para Mathew buscar a criança na estação..
"Mas a parte ruim de imaginar coisas é que chega a hora de parar, e isso dói"
O homem sai de Anvolea e vai até a estação para buscar o órfão e futuro empregado. Chegando lá ele passa por uma menina ruiva, espevitada e com uma roupa horrorosa, mas a ignora, pois estava indo buscar um menino, não uma menina. Porém ao perguntar para o segurança da estação onde estava o órfão, este lhe dá a pior notícia, ali só havia sido deixado uma menina, Anne.
Logo Mathew, que morria de medo de mulheres, foi encarregado de levar Anne até Green Gables, para Marilla dar a notícia de que foi um erro a adoção, pois ele não seria capaz de quebrar o coração da jovem garota.
Anne fala demais, conta história mirabolantes e inventa nomes românticos para tudo, logo encanta Mathew. Este implora que Marilla fique com a criança e a crie, pois ele não seria capaz de deixá-la ir..
" “- Bem, tenho aprendido uma nova e válida lição todos os dias. Desde que cheguei a Green Gables tenho cometido erros, e cada um deles tem ajudado a me curar de alguma grande limitação.(...) Estou certa de que muito em breve verá em mim um grande progresso nesse aspecto, Marilla”.
Anne logo se encanta por Green Gables, mas seu gênio forte e talento para encrenca a faz embarcar em diversas aventuras emocionantes, assim como sentir dores e alegrias ao extremo.
Anne de Green Gables é um livro encantador, que apesar da garota ser tagarela e lotar as páginas com sua imaginação, me fez adorar a capacidade de criação da mesma..
"É inútil a gente amar as coisas, se sabemos que vamos ser afastados delas."
Não sei muito o que falar da história sem dar spoiler e acabar com todo o romantismo das páginas. A única coisa que não gostei foi que Gilbert, um "inimigo" de Anne não ganhou tanto destaque, ao contrário da série, porém não podemos comparar as duas. Certo?
Enfim, se você leitor, quer um livro para encontrar diversas almas irmãs, Anne de Green Gables é para vocês!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Criado por: Mariely Abreu | Todos os direitos reservados ©. voltar ao topo