Resenha: Penitência- Kanae Minato - Rabiscando livros https://www.google.com/adsense/new/u/0/pub-6335391895359821/home Resenha: Penitência- Kanae Minato - Rabiscando livros -->

Resenha: Penitência- Kanae Minato

Olá leitores, como andam as leituras de fim de ano? A todo vapor? Por aqui vai perfeitamente rápido, ainda mais depois de um 10 no TCC (posso me gabar um pouquinho?). Fiz várias comprinhas na Black Friday, e agora muitas resenhas aguardam vocês!!!



Livro: Penitência
Autora: Kanae Minato
Páginas: 192
Ano: 2019
Editora: Gutenberg
Onde encontrar: Skoob | Amazon

Nota: 
Salvar 
Sinopse Um arrepiante suspense psicológico sobre a vida de quatro mulheres, unidas para sempre por um dia terrível em sua infância.
Quinze anos atrás, uma menina de 10 anos foi assassinada em uma pacata cidade do interior do Japão. Quatro garotas que estavam com a vítima pouco antes de ela ser morta falaram com o suspeito, mas, por algum motivo, nenhuma delas conseguia se lembrar do rosto dele, e o caso foi arquivado.
A mãe, inconformada com a perda da filha, queria vingança, e ameaçou as garotas: “Eu nunca vou perdoar vocês. Façam o que for preciso para encontrar esse assassino. Se não conseguirem, cada uma terá que pagar uma penitência”.                                                                                                                         Mesmo com esse fardo sobre os ombros, as protagonistas Sae, Maki, Akiko e Yuka conseguem chegar a vida adulta. Mas uma série de tragédias as espera. 
                                                                           ●●●
Penitência é um suspense psicológico diferente de tudo que eu já li, a forma como a autora narra os fatos é inovador, o que deixa o leitor por dentro de tudo e ao mesmo tempo se perguntando "que diabos" está acontecendo.
Em Penitência vamos nos transportar para uma pacata cidade no interior do Japão, onde conheceremos quatro crianças que são amigas desde que se lembram por gente, Sae, Maki, Akiko e Yuka. Sem muito o que fazer, as garotas se intertem apenas com duas coisas, em ver as famosas bonecas francesas que todos os moradores possuem ou jogar bola no pátio da escola, inclusive aos finais de semanas...
" Sempre fui boa em me convencer de coisas."
Porém tudo muda quando Emily se muda para a cidadezinha, seu pai conseguiu lá o emprego dos sonhos, assim obrigando a família aristocrática a se mudar para aquele local. Emily veio de Tóquio, e conhece um mundo totalmente diferente do que as quatro meninas.
Sae, Maki, Akiko e Yuka até tentam convencer a garota de que as bonecas francesas eram lindas através de um tour, mas além de descobrirem que Emily ainda preferia as Barbie, o Tour resultou em um furto de várias dessas bonecas.
Como nada de ruim acontecia por ali, os furtos deram o que falar, principalmente porque apenas as bonecas foram roubadas, toda a comunidade comentava deste caso inédito, até que algo horrível aconteceu no feriado de Obon...
" Mais precisamente, como havia testemunhado um assassinato e a pessoa que o cometera não tinha sido pega, o que eu queria mais do que tudo era desaparecer para sempre do seu radar."
As cinco crianças estavam entediadas, as casas estavam cheias de visitas e ambas precisavam respirar ar puro. Assim como todo santo dia, as jovens garotas foram jogar bola no pátio da escola, porém algo sai fora de suas rotinas.
Um homem desconhecido abordou as jovens, pedindo auxílio para apertar alguns parafusos no vestiário, todas quiseram ajudar, mas depois de algumas desculpas esfarrapadas o homem escolheu Emily, não autorizando que as outras o acompanhassem.
 Na inocência todas as quatro meninas continuaram a brincar, até que escurece e resolvem retornar para casa, porém se dão de conta de algo assustador, onde estava Emily?..
"Jamais perdoarei vocês, a não ser que encontrem o assassino antes da prescrição. Se não conseguirem fazer isso, então se redimam do que fizeram de um jeito que eu aceite. Se não fizerem nenhuma da duas coisas, digo aqui e agora que vou me vingar de cada uma de vocês."
Em uma cidade pacata sempre se espera segurança, pois todos se conhecem e nada de ruim costuma a acontecer. Entretanto aquela data mudou a vida de todos para sempre. As quatros meninas, de apenas 10 anos eram a únicas testemunhas de um cruel assassinato, e o pior, nenhuma delas se lembrava do rosto do assassino.
Todos na cidade ficam abalados, mas ninguém imagina o que a mãe de Emily, Asako, está sentindo. Apavorada e com um ódio mortal das quatros garotas sobreviventes, Asako intimida as meninas, dizendo que se elas não resolverem o crime até prescrever, todas sofrerão penitências.
Quinze anos depois o crime está para prescrever, e com o psicológico abalado desde criança as meninas se culpam por tudo e coisas estranhas começam a acontecer em suas vidas...
"A maneira como encaro os fatos é que as pessoas que conseguem agir adequadamente em uma emergência, ou tiveram muito treinamento para fazer isso ou passaram por algo parecido no passado."
Em cada capítulo vamos acompanhar uma espécie de relato de cada menina, como o tempo agiu em cada uma, as coisas por qual passaram e as penitências que tiveram que pagar.
Por ser em relatos, não existem quase diálogos, o que tornou o livro muitas vezes maçantes e confusos, pois as meninas respondiam a alguém, mas não sabíamos a quem e o que esta pessoa perguntava, outras vezes eram cartas que escreviam, o que situava um pouco o leitor na história.
Confesso que não gostei muito da forma que o livro foi narrado, pois gosto de tentar descobrir quem foi o assassino, e quando as peças começam a fazer sentido (no meio do livro) já é óbvio quem foi que matou Emily.
Entretanto gostei da escrita da autora e como revolucionou o jeito de escrever um Thriller psicológico.
Apesar de não ter funcionado muito para mim, acredito que os amantes deste gênero poderão se deslumbrar com o novo tipo de escrita encontrado em Penitência.

p.s: Gosto de ser feita de trouxa em livros deste gênero, mas ser trouxa enquanto entendo tudo o que está se passando (risos)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Criado por: Mariely Abreu | Todos os direitos reservados ©. voltar ao topo