Resenha: Um Banquete para Hitler- V. S. Alexander - Rabiscando livros https://www.google.com/adsense/new/u/0/pub-6335391895359821/home Resenha: Um Banquete para Hitler- V. S. Alexander - Rabiscando livros -->

Resenha: Um Banquete para Hitler- V. S. Alexander

Olá amores, tudo bem com vocês? Por aqui tudo bem, tirando o fato que depois deste livro entrei em uma baita ressaca literária e não consigo ler mais nada, eu até começo, mas nada me encanta como "Um banquete para Hitler", que sem dúvidas, até o momento é o melhor livro do ano, infelizmente ele não entrou na TAG dos melhores livros lidos até junho, pois li no começo deste mês, enfim... Vamos a resenha!! 

Título: Um banquete para Hitler: A morte está servida
Autor: V. S. Alexander
Editora: Gutenberg
Páginas: 304
Ano: 2018
O livro no Skoob e no Goodreads.

Nota:   Favoritado
Sinopse Eu era uma das quinze mulheres que provavam sua comida, pois o Fürher era obcecado com a possibilidade de ser envenenado pelos Aliados ou por traidores dentro de seu círculo pessoal. Ninguém, exceto meu marido, sabe o que eu fiz. Nunca falei sobre isso. Eu não podia falar… Mas os segredos que guardei por tantos anos precisam ser revelados. Às vezes, a verdade me oprime e me apavora. É como uma queda sem fim em um poço fundo e escuro. Mas, ao escrever minha história, descobri muito sobre mim mesma e sobre a humanidade. E também sobre a crueldade dos homens que fazem leis para se adequarem aos seus próprios interesses. Eu conheci Hitler… E minha história precisa ser contada.” Unindo a história e a ficção, Um Banquete Para Hitler mostra os extremos de privilégio e opressão sob a ditadura do Fürher, expondo os dilemas morais da guerra em uma história emocionante, cheia de atos de extraordinária coragem em busca de segurança, liberdade e, finalmente, vingança.
                                                                           ●●●
Um banquete para Hitler é um livro que se passa no período da Segunda Guerra Mundial, onde Hitler emanava ódio e caos por onde passava, e rebeldes se voltavam contra ele. Hitler era obcecado pela ideia de ser envenenado, por isso possuía a seu dispor, provadoras, que provavam sua comida para certificar que não haveria veneno algum. Elas estavam entre a morte e Hitler. Magda era uma destas provadoras.
Magda Riter era apenas mais uma garota alemã vivendo sua bela vida ao lado de seus pais, eles faziam absolutamente tudo juntos e se amavam muito. Mas em 1943 a guerra deslancha, e bombardeios se tornam comuns em Berlim, onde a protagonista mora. Hitler está no poder e o povo se divide em adorá-lo, e achar que tudo é para o bem da população, e os traidores, aqueles que não acreditavam em Hitler e percebiam as atrocidades que este estava fazendo. A mãe de Magda é uma destas adoradoras de Hitler, enquanto seu pai tem dúvidas do caráter do mesmo, mas mantém para si, pois um comentário poderia colocar sua vida em risco. Magda é indiferente ao governo dele, desde que este não interfira em sua vida..
"“Não podia falar nem comigo mesma. Como poderia manter tudo o que estava sentindo dentro de mim?”
A mocinha seguia bem sua vida, mas quando começam os bombardeios próximos a casa da família, os pais de Magda acreditam que está na hora da moça partir, assim, com uma mala de roupa e seu macaco de pelúcia, ela se muda para a casa dos tios, ao chegar lá ela é confrontada por sua tia, que não quer mais uma boca para alimentar, ou Magda arrumaria um emprego ou votaria para Berlim. Neste momento a protagonista percebe que nem tudo é só rosas como ela pensava, conseguir um emprego era quase impossível por ela não ter experiência e nem ser associada ao Partido.
Depois de vários dias tentando, Magda se associa a Liga do Reich, onde trabalharia direto para Hitler, deste modo ela é chamada para um emprego secreto, e mesmo sem saber o que é, ela aceita o serviço. Chegando a Berghof, Magda descobre que seria uma provadora de Hitler, e desde este momento sua vida estaria em total risco..

""Estremeci. Minha vida pode acabar aqui. Nem mesmo os bombardeios em Berlim tinham me obrigado a enfrentar minha mortalidade de maneira tão brutal. A ideia de que eu poderia morrer por Hitler me atordoou."
Deste modo a protagonista começou a ter aulas de veneno com Cook, a cozinheira do Führer, aprendeu sobre cogumelos, arsênico e toda e qualquer substância que poderia causar a morte de Hitler. Depois destas aulas, seu serviço começou, e a cada garfada um medo enorme invadia Magda.
O Capitão Weber é outro personagem importante na trama, em um cargo próximo a Hitler, pode-se dizer que não nutre bons sentimentos ao seu líder. Foi Weber que escolheu Magda para o serviço, e seria ele que a introduziria no mundo da política.
O livro começa com um prólogo que se passa em 2013, onde Magda relata ser viúva e não possuir nenhum filho. Mas a questão de maior importância que ela traz é "Quem matou Hitler" e cria uma pontinha de dúvida no leitor se de fato Hitler se suicidou..

"Ás vezes a verdade me oprime e me apavora, como se eu estivesse caindo em um poço escuro sem fim. Mas, no processo, descobri muito sobre mim e sobre a humanidade. Também descobri a crueldade dos homens que fazem leis que servem apenas para seus próprios interesses."
Apesar de ser um livro ficcional, "Um banquete para Hitler" traz alguns personagens e fatos reais, o que dá uma base magnífica para o enredo, e principalmente para os amantes de história, igual a mim.
Narrado em primeira pessoa, acompanharemos a história de Magda, o dia a dia dela servindo para Hitler nos mais diversos locais onde ele se refugiava. Porém a história não roda apenas em torno da profissão de Magda, mas sim no seu crescimento, como ela abriu os olhos para o que estava acontecendo, a guerra que ela teve que enfrentar e tudo que ela foi obrigada a fazer para sobreviver..
"A vida me castigou e os pesadelos rondam o meu sono. Não há escapatórias dos horrores do passado."
O autor, relatou nas notas do livro, que como Magda vivia ao lado de Hitler, caiu nas graças deles e muitos eram adoradores do Führer, o seu maior medo era romantizar o Nazismo, naturalizá-lo como algo normal. Mas posso dizer que a obra não fez isso, ela trouxe toda a crueldade nos campos de concentração, a dor do povo alemão que mal tinha o que comer e muitas vezes eram bombardeados. As mulheres que sofriam estupros por partes de soldados. Confesso que amei a narrativa de V. S Alexander, e que ela me fisgou muito.
No começo da história achei que seria um livro arrastado, pois possui 304 páginas, uma fonte não muito grande e capítulos longos, porém a história é tão bem escrita que li ele em dois dias, os capítulos passavam voando, e até os diálogos que são entre "aspas", e de fato odeio, não me incomodaram. O enredo de fato me surpreendeu, quando percebi já estava viciada na história e queria mais e mais, foi impossível de largá-lo antes de chegar ao fim, e quando terminei, um vazio ficou no meu peito que logo após deu lugar a uma bela ressaca.
"Não importava quão magnífica fosse a refeição, você sempre se perguntava se seria sua última."
"Um banquete para Hitler" foi o melhor livro que li até o momento. A trama conta com diversas reviravoltas e vários mistérios, deixando o leitor com um friozinho na barriga e o medo que seus personagens favoritos sejam descobertos e mortos. Sem dúvidas um ótimo livro, com uma leitura que agrega muito. Super recomendo a todos os amantes de história, ou aqueles que apenas queiram se deixar apaixonar por um enredo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Criado por: Mariely Abreu | Todos os direitos reservados ©. voltar ao topo