Retrospectiva literária de 2018 - Rabiscando livros https://www.google.com/adsense/new/u/0/pub-6335391895359821/home Retrospectiva literária de 2018 - Rabiscando livros -->

Retrospectiva literária de 2018


Olá leitores, feliz ano novo para todos!! E para comemorar o começo de 2019 hoje trago para vocês a minha retrospectiva, ela consiste em escolher os melhores livros por categoria, eu já fiz um post de piores e melhores personagens de 2018, então a lista de hoje focará nos livros, vamos lá?


Melhor livro na categoria:

  • Romance

 O contrato, eu não sou muito fã do gênero romance, normalmente acho os livros chatos e arrastados, sou a única pessoa no mundo que só gosta de um único livro do Nicholas Sparks, porém O Contrato é aqueles livros beem clichês que só pela sinopse já sabemos onde vai dar, mas é tão gostoso de ler. Nele conhecemos um executivo que não quer se prender a ninguém, chamado Richard, ele foi passado para atrás na empresa que trabalha, então decide se vingar do chefe e tentar a vaga em um empresa rival, porém para conseguir um emprego ele precisa se tornar um homem de família, assim contrata Katty para ser sua noiva de mentirinha. Como eu disse, o livro é previsível, porém a história dos dois, a vida de Katy e sua personalidade me encantaram muito e fez o livro estar nesta categoria.



  • Fantasia

Broken: Despedaçada, eu li tanto livro maravilhoso deste gênero, não nega que é meu favorito, que tive dificuldades em escolher apenas um, então decidi escolher o primeiro livro de 2018. Broken: Despedaçada vai contar a história de Alexia, ela é uma jovem de apenas 16 anos, porém seu reino foi invadido, muitas pessoas morreram, entre elas sua mãe, a rainha. Agora Alexia se vê sozinha, sem saber controlar e usar seus poderes, tentando defender um reino que já não é mais seu pois o mal dominou as terras. No meio dessa trama temos Ian, um rapaz enigmático, misterioso e que está ali, segundo ele, a mandado da rainha antes de sua morte, para ajudar Alexia com seus poderes.
O livro é incrível, os personagens são maravilhosos e tem tudo que eu gosto, paixão, poderes, vários crushes e uma protagonista que mostra a força da mulher, todos os itens perfeitos para ele estar aqui.

  • New Adult 

Paixão Sem Limites
Paixão sem limites, eu sou péssima em categorizar os livros por gênero, mas acredito que paixão sem limites se encaixe aqui. Este ano eu li os quatro livros da subsérie limites, e gostei bastante dos quatro, estava em uma baita ressaca e como os livros são leves e clichês me conquistaram, assumo que li um de outro casal em seguida e já não achei tudo isso. Paixão sem limites vai contar a história de Blaire, ela foi abandonada por seu pai ainda pequena depois de um acidente, ele construiu uma nova família e esqueceu da antiga, Blaire e sua mãe tiveram uma vida pacata, sem muitos luxos, e é então quando a mãe da protagonista morre que ela se vê sem chão, assim é obrigada a procurar seu pai, pedindo um teto temporário até achar um emprego, mas chegando no endereço descobre que o pai dela e sua mulher foram viajar, e lá só se encontra o enteado do pai dela, Rush. Rush é um badboy insuportável, a única pessoa além dele com quem se preocupa é a cobra da sua irmã, Nan. Então ele abriga Blaire mas a trata muito mal, até que a vingança fala mais baixo que a paixão.

  • Nacional

 Alice em silêncio. Eu leio muitos nacionais, nenhum citado a cima é livro brasileiro, mas aposto que ao longo desta lista terão vários, porém para esta categoria escolho Alice em silêncio, um livro de fantasia que foi instigante, intrigante e maravilhoso. No livro conhecemos Pedo, um rapaz sem família, sem amigos e que se muda constantemente, em meio a uma dessas fuga na virada de ano, Pedro acaba em uma tempestade com chuvas muito fortes, assim se metendo em um acidente, soterrado a única coisa que ele consegue ver é em sua mente, uma menininha loira, assustada e pedindo ajuda. Então ele começa a escavar com as próprias mãos atrás do furgão onde a garota está, depois de muito sacrifício ele a encontra, porém a menina não fala nenhuma palavra, mas Pedro sabe no seu interior que o nome dela é Alice.
No meio da sobrevivência a tempestade, Pedro acaba conhecendo duas pessoas que o ajudarão muito, porém uma delas está com o braço quebrado, e após Alice tocar na mulher, o braço se cura milagrosamente. Dai em diante começam rumores de que Alice tem o dom de curar e Pedro precisa protege-lá.
Alice em silêncio é um livro fantástico, com um plot inimaginável. Foi um livro que me prendeu do começo ao fim e que relembrando agora, poderia muito bem ser meu livro favorito.

  • Melhor Leitura

Os sentimentos das sombras. Quem acompanha o meu blog já sabia que seria este livro. Os sentimentos das Sombras é uma fantasia, mas que possui uma crítica muito forte ao machismo. Cíntia vive em um mundo onde as mulheres são obrigadas a serem submissas aos homens, uma lei sobrenatural rege essa obrigação, se elas não obedecerem sentem uma dor muito forte, capaz de causar a morte. Quando uma menina nasce ela é submissa ao pai, quando se casa é submissa ao marido, e caso o pai e o marido morram, ela se torna submissa ao rei, ou seja, não tem como uma mulher ser livre, mas Cíntia é, ela apareceu quando garotinha, ninguém sabe quem é seu pai, nem qual é seu reino, ela está preste a completar a maior idade e se não se casar até lá, será livre para sempre.
Cíntia é a chefe do exército do  reino de Asteroidea, ela e a rainha tem um plano para libertar todas as mulheres, mas tudo pode ir por água a baixo quando sombras começam a perseguir a jovem menina, e um amor começa a brotar no seu peito, Cíntia sabe que tem que cumprir a missão, mas até onde as coisas darão certo?
Como eu disse, é um livro perfeito, adoro obras que tenham protagonistas mulheres fortes, com problemas realmente significativos e que não precisam de um homem "forte" para atingirem seus objetivos. Sem dúvidas o melhor livro.

  • Romance policial/Thiller

Quando Ela Se FoiQuando ela se foi, livro 9 da série Myron Bolitar e o primeiro que li. Não poderia faltar um livro do reizinho Harlan Coben, depois de fantasia este gênero é o meu favorito, adoro ser feita de trouxa (risos). Vou deixar a sinopse do livro aqui pois tenho medo de dar spoilers.
Sinopse: Dez anos atrás, Myron Bolitar e Terese Collins fugiram juntos para uma ilha. Durante três semanas, eles se entregaram um ao outro sem pensar no amanhã. Depois disso, eles se reencontraram apenas uma vez, quando Terese ajudou Myron a salvar seu filho. E ela foi embora, sem deixar vestígios.Agora, no meio da madrugada, ela telefona: “Venha para Paris”.
Terese pede a ajuda de Myron para localizar o ex-marido, Rick Collins, que telefonara depois de anos implorando que ela o encontrasse em Paris. Eles logo descobrem que Rick foi assassinado e que Terese é a principal suspeita do crime.
Mas algo ainda mais atordoante é revelado: perto do corpo havia longos fios de cabelo louros e uma mancha de sangue que o exame de DNA revelou pertencer à filha do casal. Só que sua única filha morrera em um acidente de carro muitos anos antes.
Logo Myron se vê perseguido nas ruas de Paris e de Londres. As agências de segurança de quatro países parecem querer as mesmas informações de que ele precisa para desvendar a morte de Rick e o destino da filha que Terese pensava ter perdido para sempre.

  • Pior Livro 

O amor está no ar, foi sem dúvidas o pior livro que eu já li, parece que levei três meses para ler ele de tão chato que era a história e os personagens. Não me senti comovida pela Leah, achei ela fútil, chata e sem um propósito, mesmo sendo chantageada ela faz tudo errado. Um verdadeiro horror literário.
“"(...) Eu estava voando. Eu via tudo pela primeira vez, e talvez pela última. Tudo isso de uma só vez era irresistível. Dei uma olhadinha para trás e vi o oceano, fascinada por aquele lindo pedaço de terra que todo mundo aproveitava, e que era tão perto da minha casa, mas tão longe do meu alcance."




  • Capa mais bonita de 2018


Dias inesquecíveis, apesar de eu não ter gostado tanto desta história, sem dúvidas Dias inesquecíveis foi a capa mais bonita. A edição mais linda foi O Estigma das Estrelas, mas por capa, deixamos com este livro aqui.
Sinopse - Bruna é uma garota linda, simples, amorosa e dedicada. Ela e sua amiga vivem em seu mundinho fechado: somente as duas. Nada demais acontece, até que um dia surgem amizades que viram até amores, e elas tentam mudar e aceitar o que era inevitável. A partir daí, começa o que jamais imaginariam que pudesse acontecer a elas.
Embarque e viaje com os amigos mais queridos do mundo em uma linda história e viva junto deles os melhores e piores dias inesquecíveis de suas vidas.

19 comentários:

  1. Olá.

    Acredita que ainda não li nenhum dos livros apresentados?! Mas tenho muita vontade de ler "o contrato". Quase não li resenhas de "o amor está no ar", mas ele é um livro que não me desperta tanto interesse.

    Beijos,
    Blog PS Amo Leitura

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Contrato é um livro bem gostoso de ler, da pra ler em uma tarde. É um livro bem escrito com uma protagonista maravilhosa, apesar de ser bem clichê vale super a pena.

      Excluir
  2. Adorei esse POST! Bem criativo, nunca vi nenhum outro blog fazer retrospectiva! 💙 Feliz ano novo, que seu ano de 2019 seja de muitas felicidades e conquistas! ❤

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahh fico feliz que tenha gostado, retrospectiva já é um post fixo desde 2017.

      Feliz 2019!!

      Excluir
  3. Fiquei muito interessada para ler Os sentimentos das Sombras, gosto muito desse tipo de livros com criticas sociais. O melhor livro que li esse ano foi "E se? Respostas científicas para perguntas absurdas", gosto muito de literatura científica.

    http://luartico.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não conheço este livro, confesso que não sou muito da literatura científica.

      Recomendo que leia Os sentimentos das sombras, acredito que vá amar!

      Excluir
  4. Olá!

    Gostei do livro paixão sem limite, mas... só li o primeiro e o segundo, e nem tenho vontade em continuar lendo os seguintes haha acabei desistindo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como eu disse ali, li os 4 livros do Rush e da Blaire, e um do Woods e da Della, depois achei tudo do mesmo e dei uma desistida, mas pretendo voltar.

      Excluir
  5. Olá,

    Adorei essa sua retrospectiva com os seus melhores e piores do ano. Ainda não li nenhum dos que citou, mas fiquei bem interessada em conhecer "Alice em silêncio", pois parece ser o tipo de obra que me fisgaria e me proporcionaria uma leitura intrigante. Obrigada por apresentar os livros que não conhecia!

    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se você gosta de livros com mistérios, sem dúvidas vai amar Alice em silêncio, se algum dia você ler, me cote se foi feita de trouxa igual eu.

      Excluir
  6. Só nessa lista vc já leu bem mais do que eu esse ano hehehe. Fiquei com muita curiosidade sobre o livro que você escolher como a melhor leitura. A história parece incrível e muito original! :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu li 43 livros este ano, bem longe da quantia que leio normalmente, porém não importa o numero de livros que lemos, e sim se lemos algo. Acredito que você adoraria o livro, sou completamente apaixonada por ele.

      Excluir
  7. Fiquei curiosa com Alice em Silêncio, Os Sentimentos das Sombras e Quando Ela se foi, as premissas são mesmo bem interessantes. Pena que nem todas as leituras foram boas, mas faz parte, né? O importante é que a maioria te agradou :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Felizmente foram poucos os livros que me desagradaram em 2018. Os livros que você citou são os melhores da lista!

      Excluir
  8. Que legal sua retrospectiva, não conhecia nenhum dos livros.

    Beijos <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Recomendo procurar mais sobre eles, são fantásticos, tem diversas resenhas aqui no blog, acredito que algum vá lhe agradar.

      Excluir
  9. Oi,tudo bem?

    Amo a saga Rosemary Beach e todos os livros, só não gostei tanto de um: Pegando Fogo. Mas amei o Paixão sem limites e o casal Blaire e Rush. Quero muito ler o Contrato que foi citado na sua lista tbm.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu pretendo voltar a ler a série ainda este ano. Se você gota de Rosemary Beach, sem dúvidas vai gostar de O Contrato.

      Excluir
  10. Oiee!

    Ainda não li nenhum desses livros, haha, mas me interessei pelo do Harlan Coben, porque é meu gênero literário preferido, haha.

    Bjinhos ♥
    Início de Conversa

    ResponderExcluir

Criado por: Mariely Abreu | Todos os direitos reservados ©. voltar ao topo